A adubação é a prática agrícola que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertlidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais.A adubação correta aumenta a produtividade agrícola. Deve, entretanto, ser usada com moderação. É preciso ter sempre em mente que os adubos são extraídos de rochas, que são recursos naturais não renováveis, ou produzidos em indústrias químicas com riscos para o meio ambiente.
A adubação pode também ser feita com adubos orgânicos. Estes adubos são obtidos a partir da decomposição de restos de plantas ou de esterco de animais (bovinos, caprinos, aves, etc.), pela ação dos microrganismos e também das minhocas (humos). Há também os chamados adubos verdes que são plantas (geralmente leguminosas) que são cultivadas antes ou junto com a cultura principal. As folhas e palhada dos adubos verdes contém nutrientes que lentamente vão sendo mineralizados e utilizados por outras culturas como por exemplo, fruteiras, café, e até mesmo o milho.
A adubação pode ser classificada:
- quanto ao tipo de fertilizante:
-Mineral Simples. Ex: Uréia -Mineral misto Ex: n( nitrogênio) p(fósforo) k(potassio) -Orgânico Simples. Ex: Esterco de Aves -Orgânico Mineral. Ex: Esterco de Aves + N P K -Orgânico Composto -Mineral Complexo
- Quanto à via de aplicação:
- Linha: é colocado no centro, porém se a planta tiver a raiz pequena não consegue absorver o adubo, sendo assim não retira parte dos nutrientes.
- Lança: é colocado diretamente na planta é usada em áreas pequenas.
- Covas
Predefinição:Conceitos básicos
A degradação das pastagens e a nutrição inadequada da planta é um dos principais responsáveis pelo baixo índice produtivo a pasto. Por isso, melhorar a eficiência do pastejo, eliminando perdas por rejeição ou pisoteio, é um dos principais fatores que o produtor deve observar quando lança mão da adubação em pastagens. Aplicar as técnicas corretas de adubação relaciona o aumento da produção de forragem ofertada ao bovino, na quantidade e qualidade da produção de carne e leite.